Menu

Primeira Praia

É a mais próxima da vila e a melhor para nadar. É boa para o mergulho e a única praia de Morro de São Paulo propícia ao surf. Tem 300 metros de extensão. Nesta praia foram construídas as primeiras casas de veranistas da região. Hoje em dia quase todas se transformaram em pousadas, lojas ou restaurantes e, as poucas que ainda restam são alugadas para turistas durante o ano.

A primeira praia também é conhecida como a praia das diversões náuticas. Aqui é possível dar uma volta de banana boat, alugar pranchas e equipamentos de mergulho, além de ser a praia de chegada para quem desce de tirolesa, do alto do farol.

Segunda Praia

Talvez seja a praia mais famosa da ilha. Todos que passam pela ilha, ao menos uma vez acabam curtindo a noite da segunda praia. Famosa principalmente entre os mais jovens, estas festas seguem invariavelmente até o sol nascer.

Além das festas, é na segunda praia onde se concentra o maior número de barracas de praia, de todos os tipos. É também onde acontecem as rodas de capoeira no final da tarde, vôlei, futevôlei, futebol de areia e o tráfego de bolinhas de frescobol. É sem dúvida a praia mais agitada, onde todos frequentam para ver e serem vistos. A escadaria por onde se chega a segunda praia merece uma parada... daqui se pode ver o começo de toda a imensidão de águas azuis que circundam a ilha, e na maré baixa se pode ver o fundo de areia, mesmo antes de descer a escada

Terceira Praia

Dobrando a "esquina" na Ilha da Saudade, você já está na terceira praia. Existe uma grande variedade de hotéis e pousadas e barracas nesta praia, que é famosa pela Ilha do Caitá, uma ilhota rodeada por uma grande barreira de corais e com um único coqueiro ao centro. Por este motivo, é um dos pontos preferidos para o mergulho, onde você poderá ver peixes e corais de todas as formas e cores. Aqui na ilha se pode alugar todo o equipamento necessário para mergulho livre e autônomo, inclusive organizar saídas de barco. Outra dica é alugar um caiaque e chegar remando à ilha do Caitá.

Quarta Praia

À primeira vista, a Quarta Praia parece não ter fim. Uma grande barreira de corais forma inúmeras piscinas naturais nesta praia. Aqui, com apenas uma máscara de mergulho, você se sentirá parte deste paraíso. Uma infinidade de peixinhos não se incomoda em dividir o seu habitat com os visitantes. Aqui não se escuta mais o agito das outras praias, somente a brisa e o barulho suave do mar. Lugar perfeito para descansar, ler ou tirar uma soneca debaixo de uma sombra. Isso se você resistir à tentação de ir adiante, caminhando, até onde a sua vista alcançar.

Caminhando pela Quarta Praia, a primeira entrada nos leva ao Zimbo (pequeno vilarejo). Entrando no Zimbo, existem caminhos que levam até o povoado da Gamboa, ou ao morro da Mangaba